sexta-feira, 6 de dezembro de 2013



HINOS DE ORIGEM E TRADIÇÃO PROTESTANTE

Utilizar músicas protestantes na liturgia católica é um ato de desmerecimento ao repertório de quase dois mil anos de genuínas músicas litúrgicas e teologicamente adequadas.
Música protestante não goza de amparo litúrgico e muito menos retratam a fidedigna teologia que solidificam as bases da dogmática católica.
Precisamos urgentemente resgatar a música católica que brotou do coração orante de tantos homens e mulheres que ao longo da História da Igreja nos legaram um patrimônio musical que transcende o tempo porque celebra o Mistério do Ressuscitado mediante os sinais sacramentais da liturgia.
Nossos grupos de animação musical precisam buscar a auto-estima católica e valorizar o patrimônio musical que temos. A música pentecostal protestante pode ser até apreciável quanto a certas harmonias e conteúdos, mas está longe de ocupar o lugar da música litúrgica que a sabedoria católica produziu e protagonizou ao longo de dois milênios.
Vejamos:

Faz um milagre em mim - Através de um colega do grupo Só Pra Contrariar, Regis Danese ouviu a Palavra de Deus, convertendo-se ao evangelho. “Ele ficou durante anos no grupo e sempre manteve uma postura diferente da nossa, sem se envolver em nossos erros, mostrando seu caráter de homem de Deus. Certo dia, quando eu passava por um grave problema no meu casamento, ele me falou de Jesus eu acreditei e recebi aquela Palavra”, lembra Regis.

Porque Ele vive - Este hino foi composto pelo casal protestante William (Bill) Gaither e sua esposa Gloria.  Enquanto eles esperavam o seu terceiro filho, eles passavam por problemas, como turbulências em sua igreja. Também tinha a recuperação de uma doença séria de Bill, e uma grande apreensão de Gloria sobre o mundo as quais estava trazendo sua criança. Era um tempo longo e de seca – na época, nenhum hino havia sido escrito. Até amigos o acusavam de comercialismo crasso. Foi nesse período que eles começam a pensar e dizer “Porque Cristo vive, podemos encarar o amanhã”. Aí sim podemos manter a cabeça alta. A canção foi escolhida pela Gospel Music Association e pela ASCAP como a “Canção gospel do ano de 1974”.

Segura na mão de Deus - A composição deste hino evangélico SEGURA NA MÃO DE DEUS é do Pastor Nelson Motta. O Pr. Nelson disse que sempre orava a Deus pedindo que o usasse grandemente e que fosse algo que alcançasse multidões. Certa noite ele chegou em casa após um culto, totalmente desanimado com o ministério e com tudo que estava acontecendo. Foi então que ele pegou um papel e começou a escrever uma oração de despedida do seu ministério, não iria mais trabalhar na obra do Senhor. Sua oração escrita se tornara mais tarde uma linda música muito conhecida entre todos desta nação e de outras nações. Naquela noite Deus iniciou uma transformação em sua vida e em seu ministério.

Quão grande és Tu - Carl Boberg converteu-se aos 19 anos de idade. Num certo domingo, quando ia para a reunião, encontrou-se com alguns jovens pouco mais velhos do que ele, os quais insistiam para que fosse jogar em sua companhia e de algumas garotas amigas. Carl, que esperava encontrar, na reunião, o pregador que anteriormente tinha tocado profundamente em seu coração, e, não querendo perder o seu novo sermão, não aceitou o convite dos amigos. A mensagem do pregador, naquele domingo, sobre o pecado e a graça foi direta ao coração de Boberg. Após a reunião, todavia, vagueou de um lado para outro sob profunda convicção de pecado, a tal ponto que, ao chegar a uma campina, caiu de joelhos e confessou-se um pecador irremediavelmente perdido. Nesse estado de espírito buscou o perdão, orando dia e noite, até que, ouvindo um menino tentando aprender de cor o versículo de João 14.13, que diz: "Tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei", a sua constante repetição fez com que ele compreendesse a verdade e assim encontrasse perdão e paz, simplesmente aceitando as palavras de Cristo. Quatro anos mais tarde, no verão se 1885, Boberg escreveu o poema "O Store Gud", que conhecemos agora como "Quão Grande és Tu".
Glória, glória, aleluia - A música é atribuída tradicionalmente a William Steffe, nascido na Carolina do Sul e criado na Filadélfia, no século 19. Charles Claghorn, eminente hinólogo e autor de uma extensa pesquisa desse hino, diz que a melodiNegritoa poderia ter tido sua origem como um Negro Spiritual. Acredita-se que deva ter sido uma canção de trabalho das grandes fazendas do sul, no tempo da escravidão e, pelo seu padrão literário, métrica e ritmo, útil para ser cantada durante a colheita de algodão. A letra é do Cantor Cristão, adaptada da original "Os meus olhos viram o esplendor da vinda do Senhor" de Julia Ward Howe, pelo Pastor Ricardo Pitrowsky (1891-1965), chamado de "O gigante dos pampas".
Deixa luz do céu entrar – faz parte do Hinário adventista

Hinários da Assembléia de Deus, Adventistas do Sétimo Dia, Congregação Cristã e da Batista.

“Buscai primeiro o Reino de Deus”
“Glorificarei teu nome, oh Deus”
"Pelo Senhor marchamos sim...”
“A alegria está no coração...”
“Posso pisar uma tropa...”
“Eu navegarei...”
“Espírito (...) vem controlar todo o meu ser...”
“Espírito, enche a minha vida, enche-me com teu poder...”
“Assim como a corsa...”
“Eu sou feliz por que meu Cristo quer...”.
“Levanta-te, levanta-te Senhor... fujam diante de ti teus inimigos”
“Venho Senhor minha vida oferecer"
“Meu pensamento vive em você...”
“Se acontecer um barulho perto de você...”
“Celebrai a Cristo, celebrai...”.

Entre tantos outros.