Acredite se quiser: «O Domingo» já foi um semanário católico!
[Encontrei no Facebook
esta antiga edição d'O Domingo, de fevereiro de 1950 (30?). O conteúdo é
tão bom que me permiti transcrevê-lo na íntegra. Quanta coisa mudou com
o transcurso das décadas! É lamentável que um veículo de informação
plenamente ortodoxo (a julgar por esse antigo exemplar) tenha se
transformado no decrépito folhetim filo-herético que hoje encontramos
nas nossas paróquias. Os antigos articulistas do semanário litúrgico da
Editora Paulus devem estar se revirando no túmulo ao contemplarem com
horror o que fizeram com seu «O Domingo»...
Seria bom que a Paulus voltasse às
suas origens, e tornasse a produzir material católico de qualidade.
Seria bom que a editora católica honrasse a memória dos que a conduziram
no passado! Porque, comparando este exemplar do jornal com os de hoje
em dia, não podemos deixar de sentir vergonha. Colocando-os lado a lado,
vemos com aterradora clareza as dimensões da crise que hoje assola a
Igreja de Deus.]
PREPARANDO-SE PARA O CASAMENTO
A crise de muitas famílias, que logo se esfacelam, é uma crise de preparação ao casamento.
Geralmente, os nossos noivos não se
preparam convenientemente para o grande passo que vão dar com o
casamento. É uma vida nova e decisiva de dois jovens que se encontraram,
amaram e se uniram para sempre pelo enlace matrimonial. Muitos
consideram a vida matrimonial com muita leviandade e sem [o] menor senso
de responsabilidade. Outros fazem do casamento um bom negócio. E há
muitos outros que entram na vida matrimonial levados tão somente pela
primeira impressão ou por um sentimentalismo doentio.
É lógico que tais casais não encontram
aquilo que procuravam: a felicidade. Vêm as decepções, os aborrecimentos
mútuos, a eterna incompatibilidade de gênios e finalmente a destruição
do lar. Tudo isto porque faltou preparação de ambos ou de uma parte.
Tudo isso porque não souberam raciocinar antes e ver as coisas com bom
senso. O moço não chegou a conhecer perfeitamente aquela com quem iria
viver para sempre e não pensou com mais seriedade no passo que ia dar. A
moça, talvez, ainda com mais leviandade, se aventurou na vida
matrimonial para não perder uma boa partida…
E agora são duas criaturas infelizes, dois corações amargurados.
Em muitas paróquias já há os cursos
preparatórios ao casamento, muitos livros já foram publicados em
português sobre este assunto, tanto para moços como moças. Os que não
quiserem fazer uma simples aventura, destruindo a própria felicidade e a
de outra pessoa, procurem, com seriedade, objetividade e bom senso, dar
o passo firme e seguro: preparem-se para o casamento!
Pe. Adalberto de Paula Nunes
* * *
INVICTA
Os malvados destroem-se a si mesmos. Os
maus passaram ou estão passando. Os perversos se atufam em sombras
tenebrosas, onde afinal submergirão fatalmente. Os coveiros de Deus e da
Igreja desaparecem um após outro do cenário da vida.
Enquanto isso acontece fragorosamente, o
Altíssimo permanece vivo, potente, soberano e invencível, vencendo
sempre todas as batalhas, as mais ferozes e infernais. Nem mesmo os
comunistas – lobos burgueses em pele de cordeiro – conseguirão apagar o
nome divino.
A Igreja Católica, a exemplo do seu
divino Fundador, domina os séculos. Ri das ferrenhas perseguições. Zomba
dos brutais perseguidores. Desafia os figadais inimigos: “As portas do inferno não prevalecerão!”
O supremo chefe visível da grei de
Cristo, o Papa, do alto do Vaticano de Roma, continua, com mão firme de
piloto adestrado, regendo os destinos dos homens e das nações. Porque a
Igreja de Cristo será sempre invicta!
Frei Benvindo Destéfani, OFM
Nenhum comentário:
Postar um comentário