Por Ação Jovem do IPCO em 17 de junho de 201616 comentários
Com o "aval da Igreja" a "Unidos da
Vila Maria" pretende homenagear Nossa Senhora Aparecida no Carnaval de
2017! Ao contrário de uma homenagem, colocar em um desfile de Carnaval os
símbolos católicos, juntamente com os símbolos mais flagrantes de imoralidade e
neopaganismo, constitui uma grave ofensa a Nossa Rainha e Padroeira!
É com pesar que soubemos, através de amigos que nos enviaram algumas
notícias[1], da utilização da imagem e da história de
Nossa Senhora Aparecida na apresentação da escola de samba “Unidos da
Vila Maria”, durante o carnaval de 2017! De acordo com a
notícia, “a escolha do tema tem a aprovação da Igreja”,
referindo-se ao aval do reitor do Santuário de Aparecida.
Talvez prevendo a reação católica, que repetidamente se fez sentir por
ocasião de atos semelhantes, a referida escola de samba publicou que “em
respeito à Igreja será evitado o sincretismo religioso e rompimento da pureza
associada à imagem da Santa”.
A ressalva, entretanto, pouco vale. Pois ainda que se admita que o
enredo e as músicas não contenham textos ou gestos diretamente provocativos a
Nossa Senhora, permanece o fato de que a imagem sagrada de Nossa Mãe Santíssima
será colocada lado a lado com todas as abominações morais próprias dos
carnavais modernos. Será apresentado um carro alegórico da história da
Virgem Mãe Aparecida, seguido ou precedido de outros que exaltam, seja o
nudismo, seja o paganismo, enfim, as práticas mais condenáveis.
Colocar no mesmo desfile os símbolos católicos, sobretudo em se tratando
de uma imagem insigne da Mãe de Deus, juntamente com os símbolos mais
flagrantes de imoralidade e neopaganismo, constitui uma grave ofensa a
Nossa Rainha e Padroeira. Significa afirmar, ainda que implicitamente,
que o bem e o mal podem e devem conviver juntos, em pé de igualdade. Essa
ofensa faz lembrar os castigos previstos pelo Profeta Sofonias, nas Sagradas
Escrituras:
“Exterminarei desse lugar tudo o que resta de
Baal(…): os
que se prostram e fazem juramentos ora em nome do Senhor, ora em nome de seu
deus. (…) Castigarei os homens que dizem consigo mesmos: O Senhor não faz bem nem
mal. (…)Ai da (cidade) rebelde e abjeta, da
cidade tirânica! Seus profetas são jactanciosos e impostores; seus sacerdotes,
profanadores de coisas santas e violadores da lei”. (Trechos dos capítulos 1 e
3 do livro do Profeta Sofonias)
De fato, o público fiel sempre entendeu ser incompatível a presença de
símbolos católicos, sobretudo as imagens da Santíssima Virgem, nos ambientes
carnavalescos modernos, mormente em se tratando da Padroeira do Brasil. Por
diversas vezes a reação católica conseguiu impedir esse uso a bem dizer
sacrílego dos símbolos de nossa Santa Religião.
Não é nos desfiles carnavalescos modernos que nossa Senhora e Mãe,
Rainha do Brasil, será louvada e lembrada. Fazê-lo seria — sobretudo por
ocasião do terceiro centenário do milagroso aparecimento da imagem! — uma
redobrada ofensa.
Por isto, envie já seu protesto ao Cardeal Arcebispo de
Aparecida, Dom Raymundo Damasceno de Assis, pedindo para que ele use
de sua autoridade arquiepiscopal a fim de impedir essa grave ofensa à
Rainha e Padroeira do Brasil, máxime quando perpetrada com a chancela do
Santuário de Aparecida.
Referências:
[1] http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2015/06/nossa-senhora-aparecida-deve-ser-homenageada-no-carnaval-de-sp.html
[2] http://www.unidosdevilamaria.com.br/2015/sinopse-do-enredo/sinopse-do-enredo
[2] http://www.unidosdevilamaria.com.br/2015/sinopse-do-enredo/sinopse-do-enredo
[3] http://www.sasp.com.br/a_noticia.asp?rg_noticia=4367
[4] http://www.sidneyrezende.com/noticia/262446+religiao+e+carnaval+prefeito+de+aparecida+fala+sobre+o+enredo+da+vila+maria
[4] http://www.sidneyrezende.com/noticia/262446+religiao+e+carnaval+prefeito+de+aparecida+fala+sobre+o+enredo+da+vila+maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário