terça-feira, 12 de setembro de 2017

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Cardeal Ratzinger: "Quem rejeita a Missa Tradicional rejeita o passado da Igreja"

Hoje é posto numa lista negra quem defende a continuação dessa liturgia (tradicional) ou participa directamente numa celebração desta natureza. Existe tolerância para tudo, excepto para esse assunto. Na história da Igreja nunca aconteceu nada deste género; assim é desprezado todo o passado da Igreja. Como se pode confiar no seu presente se coisas estão assim?

Não entendo também, sendo franco, por quê tanta submissão, da parte de muitos irmãos bispos, nos embates desta intolerância. Isso parece ser uma homenagem necessária ao espírito dos tempos, que parece contrastar, sem um motivo compreensível, com o processo da necessária reconciliação dentro da Igreja.

Hoje o latim na Missa parece-nos quase um pecado. Se nem sequer nas grandes liturgias romanas se pode cantar o 'Kyrie' e o 'Sanctus' e se ninguém sabe sequer o que significa o 'Gloria', verifica-se um empobrecimento cultural e a perda de elementos comuns.

Cardeal Joseph Ratzinger in 'Deus e o mundo' (2001) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário