Os fiéis podem tocar o ostensório?
O que a Igreja nos ensina sobre tocar na Hóstia ou no Ostensório
durante a adoração ao Santíssimo Sacramento?
“Durante o momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, os fiéis
não devem tocar o Ostensório.”
Chegam às nossas Paróquias inúmeros questionamentos, como os que
transcrevemos abaixo.
“Quando Jesus era vivo, as pessoas tentavam ser curadas apenas
tocando nas vestes dele. Não podemos fazer isso hoje? Aquele que tem muita fé,
não poderia ser curado?”
A pergunta responde por ela mesma.
No tempo em que Jesus estava na terra (porque Jesus ainda está
vivo), uma mulher (cf. Lc 8, 43) ficou curada não porque tocou em Jesus, mas
porque tinha fé.
De igual modo, não precisamos tocar em Jesus, mas crer Nele.
Nosso Senhor nunca disse que deveríamos tocá-lo para ficarmos
curados, mas sim, que se crermos Nele, jamais morreremos (cf. Jo 11, 26).
Nós poderíamos citar diversas teologias e regras litúrgicas que
mostrassem que não é certo tocar no Santíssimo. Porém, vemos aqui que a questão
é outra.
Quem tem muita fé, confia em Deus e Nele espera. Se nós cremos que
ficaremos curados de nossos males porque tocamos no ostensório ou nas vestes do
Papa ou fomos até Jerusalém, a nossa fé é vã. A nossa fé só não é vã se cremos
que Cristo ressuscitou (cf. 1Cor 15, 14).
Podemos
tocar na Hóstia ou no Ostensório durante a adoração ao Santíssimo Sacramento?
Começo
lembrando que em boa hora temos documentos importantes corrigindo certas
posturas equivocadas em relação à Eucaristia. São muitos estes documentos. Dois
deles tão recentes que ainda não chegaram a muitas comunidades. São eles a
Instrução Geral para o Missal Romano e a Encíclica do Papa João Paulo II sobre
o Sacramento da Eucaristia (Ecclesia de Eucharistia, 17/4/2003). Nossas equipes
de liturgia precisam mergulhar nesses documentos para entenderem e ajudarem o
povo a entender a riqueza do Sacramento do Corpo e do Sangue do Senhor.
A pergunta
sobre poder ou não tocar na hóstia consagrada durante as bênçãos do Santíssimo
Sacramento tem endereço certo, e se refere ao que se vê em determinadas
celebrações mostradas para todo o Brasil via televisão. O Santíssimo Sacramento
passa pelo meio do povo e as pessoas tocam no ostensório (Cercos de Jericó).
Embora não se negue a fé destas pessoas, é preciso dizer que não é litúrgica
esta “manipulação” da hóstia consagrada. Ela peca contra a sacralidade do
Sacramento.
Nós tomamos
o Cristo Eucarístico nas mãos e o colocamos na boca, nós o tomamos e comemos
como o Cristo mandou. Nós adoramos o Cristo no Sacrário, porque cremos na Sua
presença. Nós acolhemos a bênção que a Igreja nos dá com o Santíssimo
Sacramento, porque é o próprio Cristo presente no Sacramento, o Autor da
bênção.
E chega!
Fora disto qualquer manipulação, qualquer aproximação indevida se torna
desrespeito ao dom mais precioso que o Cristo fez de si mesmo a nós. Isto para
não dizer que determinadas atitudes acabando não passando de um devocionismo
vazio. Diante da grandeza do Mistério Eucarístico acolher as instruções da
Igreja é o melhor caminho para se evitarem exageros, imprecisões e erros.
In Iustitia
Christi
Mons. Inácio
José Schuster, Vigário Geral (via Fé Explicada
- ALETEIA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário