POR QUE USO BATINA
Uma das respostas mais simples e sinceras que já
ouvi de um padre
Domingo passado, fui pregar num encontro vocacional. No momento
das dúvidas, um jovem se levantou e perguntou sobre a minha batina. O que disse
para ele, digo para todos:
Eu
uso a batina porque desejo ser reconhecido como Padre.
Uso porque quero lembrar a este mundo descrente que ainda existem jovens querendo se consagrar a Deus por inteiro.
Isso não me faz ser mais santo que os outros.
Não me faz ser mais padre que os outros.
Uso porque quero lembrar a este mundo descrente que ainda existem jovens querendo se consagrar a Deus por inteiro.
Isso não me faz ser mais santo que os outros.
Não me faz ser mais padre que os outros.
Pelo contrário: há padres que nunca
vestiram uma batina e que rezam mais do que eu, são mais piedosos e mais fiéis
do que eu.
Também conheci padres que usam a batina, que vestem todos aqueles paramentos antigos, mas não são tão santos assim…
Também conheci padres que usam a batina, que vestem todos aqueles paramentos antigos, mas não são tão santos assim…
Algumas pessoas me dizem que não
suportariam o calor, mas a realidade é que, quando gostamos de algo, todo
sacrifício é válido.
O tecido não me santifica. Apenas me
faz lembrar a todo instante da minha condição. Assim como não podemos julgar um
livro pela capa, não julgarei um padre pela sua veste. Seria tolice da minha
parte.
No entanto, eu gosto de ser Padre, e
por isso vou ao mercado, ao restaurante, ao barbeiro, a qualquer lugar com
minha batina. Uns olham e dão risada. Outros olham e pedem a benção. Eu sigo
meu caminho!
(Via Pe. Gabriel Vila
Verde - ALETEIA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário