Estamos no mês de setembro, que é um dos três
meses temáticos propostos pela CNBB, que foi instituído para a
retomada da consciência e do valor das Sagradas Escrituras na vida e missão
do Povo de Deus. Setembro é o período consagrado a um estudo e
meditação de um dos livros da Bíblia, em razão que
no dia 30 deste mês, celebramos a memória de São Gerônimo,
o grande tradutor da "Vulgata" texto oficial das Escrituras, do grego
para a língua latina. Este ano o texto de estudo escolhido foi o Evangelho
de São Lucas, com o lema: "Alegrai-vos comigo, encontrei o que estava
perdido!" ( Lc. 15,9 ). O evangelista Lucas coloca no centro do seu Evangelho
as parábolas da Misericórdia, mostrando o maravilhoso rosto de
um Deus Pai compassivo, acolhedor e carinhoso. Podemos acompanhar na narrativa
lucana o itinerário do discípulo cristão nos seus cinco
aspectos ou dimensões sequenciais: encontro, conversão, seguimento,
comunhão fraterna e missão. Perpassa também todo o Evangelho
de Lucas a alegria, que é a presença do Espirito Santo fazendo
acontecer a salvação e o Reino entre os pequenos. Vemos ainda
no texto lucano a perspectiva Mariana do Evangelho, pois, é possível
descobrir o discipulado e a peregrinação da fé e na fé
de Maria a Mãe de Jesus. É importante ressaltar que a Bíblia
mais que um livro ou uma coleção de livros é uma pessoa
que nos fala e quer entrar na nossa vida: Jesus Cristo. Por isso desconhecer
a Bíblia é ignorar o próprio Cristo, afirmava São
Gerônimo. Que este mês nos ajude a celebrar a leitura orante da
Bíblia, nos motive para implementar a animação bíblica
de toda pastoral e nos encaminhe para a missão, pois, não existe
evangelização sem o anuncio explícito da Palavra do Senhor.
Palavra que será sempre uma descoberta alegre, fascinante, transformadora
porque nos leva ao centro do Mistério de Deus amor e seu Sacratíssimo
Coração. Somos um Povo convocado pela Palavra que nos torna Igreja,
isto é, Assembléia de pessoas que acreditam, que a Palavra nos
ilumina, guia e nos forma, conduzindo-nos para a Pátria definitiva, a
Casa do Pai.
Deus seja louvado!
+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz - Bispo Diocesano
de Campos
Campos dos Goytacazes, 08 de Setembro de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário