O ALERTA DO SANTO PADRE O PAPA BENTO XVI:
“Em muitas partes da Terra, a Fé corre o perigo de se apagar como uma chama que não encontra mais alimento.”
Papa
Bento XVI - 27 de Janeiro de 2012
Bento XVI.
“ Nos tempos atuais é urgente um conhecimento
adequado da fé, como está bem sintetizada no Catecismo da Igreja Católica com o
seu Compêndio.”
Do Prefácio do
Catecismo para Jovens, do Papa Bento XVI:
Por isso, peço-vos: estudai o catecismo com paixão
e perseverança! Sacrificai o vosso tempo para isso! Estudai-o no silêncio do
vosso quarto, leia-o em duplas, se sois amigos, formais grupos e redes de
estudo, trocai ideias pela Internet. Permanecei, de todos os modos, em diálogo
sobre a vossa fé!
Os sacerdotes poderão dedicar maior atenção ao
estudo dos Documentos do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja
Católica, tirando daí fruto para a pastoral paroquial.
Os catequistas poderão haurir sobremaneira da
riqueza doutrinal do Catecismo da Igreja Católica e guiar, sob a
responsabilidade dos respectivos párocos, grupos de fiéis à leitura e ao
aprofundamento deste precioso instrumento.
Deseja-se que nas paróquias haja um empenho
renovado na difusão e na distribuição do Catecismo da Igreja Católica
“... o Ano da Fé deverá exprimir um esforço generalizado em prol da
redescoberta e do estudo dos conteúdos fundamentais da fé, que têm no Catecismo da Igreja Católica a sua síntese sistemática e orgânica. “
“Repassando as páginas (do CIC), descobre-se que o
que ali se apresenta não é uma teoria, mas o encontro com uma Pessoa que vive
na Igreja.”
“Desde a
Sagrada Escritura aos Padres da Igreja, desde os Mestres de teologia aos Santos
que atravessaram os séculos, o Catecismo oferece uma memória permanente dos
inúmeros modos em que a Igreja meditou sobre a fé e progrediu na doutrina para
dar certeza aos crentes na sua vida de fé” Carta Apostólica PORTA
FIDEI DO
SUMO PONTÍFICE BENTO XVI com a qual se proclama 2012 o Ano da Fé.
O CIC é fruto de uma vastíssima colaboração... porque o concurso de tantas vozes exprime verdadeiramente aquela a que se pode chamar a “sinfonia” da Fé. “Fidei Depositum” – J. P. II
(O CIC)
... é também oferecido a todos os fiéis que desejam aprofundar o conhecimento
das riquezas inexauríveis da salvação. C. A. “Fidei Depositum” – J. P. II
“A atividade catequética poderá experimentar um impulso novo e amplo junto ao povo de Deus, se souber utilizar e avaliar adequadamente este Catecismo pós-conciliar. (Carta Apostólica “Laetamur Magnopere” do Papa João Paulo II)
“...como
texto de referência, seguro e autêntico, para o ensino da Doutrina
Católica”. (Sobre a edição típica latina
do CIC) CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário