quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O ANO DA FÉ E O CATECISMO


O ALERTA DO SANTO PADRE O PAPA BENTO XVI:

“Em muitas partes da Terra, a Fé corre o perigo de se apagar como uma chama que não encontra mais alimento.”

Papa Bento XVI - 27 de Janeiro de 2012

“Estudai o catecismo! Esse é o meu desejo, de coração.”
 Bento XVI.
 “ Nos tempos atuais é urgente um conhecimento adequado da fé, como está bem sintetizada no Catecismo da Igreja Católica com o seu Compêndio.”           
Do Prefácio do Catecismo para Jovens, do Papa Bento XVI:
Por isso, peço-vos: estudai o catecismo com paixão e perseverança! Sacrificai o vosso tempo para isso! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, leia-o em duplas, se sois amigos, formais grupos e redes de estudo, trocai ideias pela Internet. Permanecei, de todos os modos, em diálogo sobre a vossa fé!
Os sacerdotes poderão dedicar maior atenção ao estudo dos Documentos do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica, tirando daí fruto para a pastoral paroquial.
Os catequistas poderão haurir sobremaneira da riqueza doutrinal do Catecismo da Igreja Católica e guiar, sob a responsabilidade dos respectivos párocos, grupos de fiéis à leitura e ao aprofundamento deste precioso instrumento.
Deseja-se que nas paróquias haja um empenho renovado na difusão e na distribuição do Catecismo da Igreja Católica
“... o Ano da Fé deverá exprimir um esforço generalizado em prol da redescoberta e do estudo dos conteúdos fundamentais da fé, que têm no Catecismo da Igreja Católica a sua síntese sistemática e orgânica. “
“Repassando as páginas (do CIC), descobre-se que o que ali se apresenta não é uma teoria, mas o encontro com uma Pessoa que vive na Igreja.”
“Desde a Sagrada Escritura aos Padres da Igreja, desde os Mestres de teologia aos Santos que atravessaram os séculos, o Catecismo oferece uma memória permanente dos inúmeros modos em que a Igreja meditou sobre a fé e progrediu na doutrina para dar certeza aos crentes na sua vida de fé” Carta Apostólica PORTA FIDEI  DO SUMO PONTÍFICE BENTO XVI com a qual se proclama 2012 o Ano da Fé.

O CIC é fruto de uma vastíssima colaboração... porque o concurso de tantas vozes exprime verdadeiramente aquela a que se pode chamar a “sinfonia” da Fé. “Fidei Depositum” – J. P. II
(O CIC) ... é também oferecido a todos os fiéis que desejam aprofundar o conhecimento das riquezas inexauríveis da salvação. C. A. “Fidei Depositum” – J. P. II

“A atividade catequética poderá experimentar um impulso novo e amplo junto ao povo de Deus, se souber utilizar e avaliar adequadamente este Catecismo pós-conciliar. (Carta Apostólica “Laetamur Magnopere” do Papa João Paulo II)
“...como texto de referência, seguro e autêntico, para o ensino da Doutrina Católica”.  (Sobre a edição típica latina do CIC) CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário