Brasileiros celebram hoje Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país
APARECIDA, 12 Out. 13 / 12:11 pm (ACI).-
Vindos de todo o Brasil, em caravanas, a cavalo ou até mesmo a pé ao
maior templo mariano do mundo, centenas de milhares de devotos encheram
hoje, 12 de outubro, a Basílica do Santuário Nacional de Aparecida para
participar da tradicional Missa Solene das 9h, e outras comemorações programadas para a data, como a transmissão do terço mundial com o Papa e a mensagem que ele enviará aos devotos de Nossa Senhora.
A celebração das 9h foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência da Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis. Concelebraram a Eucaristia o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência Nacional
dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM, o bispo
emérito de Barretos (SP), Dom Pedro Fré, o reitor do Santuário, Padre
Domingos Sávio, diversos Missionários Redentoristas, sacerdotes da
Arquidiocese de Aparecida e religiosos.
A celebração contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, ede outras autoridades civis, militares e ecles iais.
Segundo
informou o site oficial do Santuário de Aparecida, o Portal A12, a
imagem de Nossa Senhora, milagrosamente resgatada das águas do rio
Paraíba, foi entronizada em um carro andor representando o projeto
artístico da obra da Cúpula. Rica em detalhes que revelam a beleza da
criação, a Imagem de Padroeira veio no centro da árvore da vida e, ao seu redor, pássaros da fauna brasileira.
Em sua homilia, Dom Damasceno recordou o encontro da Imagem da Virgem de Aparecida nas águas no Rio Paraíba do Sul.
“A devoção a Nossa Senhora Aparecida,
uma das principais expressões da piedade do povo brasileiro, teve
início em 1717, quando três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e
Felipe Pedroso, foram incumbidos de conseguir certa quantidade de peixes
no rio Paraíba, por ocasião da passagem, por Guaratinguetá, do Conde de
Assumar, em viagem para a tomada da posse como Governador de São Paulo e
das Minas de ouro”.
Dom Damasceno citou as palavras do Papa Francisco em sua recente visita ao Santuário Nacional:
“Em Aparecida, Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe e Ela quis manifestar-se nessa região do Vale do Paraíba de maneira simples,
sem fato espetacular, sem mensagem especial; solidária, porém, com
aqueles pobres pescadores e na sua cor negra, identificada com os
escravos da época e os excluídos de hoje. Ela quis escolher essa terra
para derramar as bênçãos de Deus sobre o Brasil e o povo devoto que aqui
vem para venerar a milagrosa imagem e para proclamar seus louvores e
graças”.
Referindo-se ao encontro da imagem da Virgem
da Conceição pelos três pescadores no rio Paraíba, o Cardeal lembrou que
o Pontífice chamou-nos a atenção para três posturas que devemos
cultivar na nossa vida: ‘Conservar a esperança, Deixar-se surpreender
por Deus e Viver na alegria’.
Refletindo sobre a
mensagem do Papa, Dom Damasceno afirmou que mesmo diante das
dificuldades na vida de cada um Deus nunca deixa que sejamos
submergidos.
“Tenham sempre no coração esta certeza!
Deus caminha a seu lado, nunca lhes deixa desamparados! Nunca percamos a
esperança! Nunca deixemos que ela se apague nos nossos corações!”
Com
a Mãe Aparecida seguimos Jesus, nossa luz! – Fazendo referência ao tema
geral da Novena e Festa da Padroeira deste ano, o Cardeal afirmou que
Maria é a Mãe, mas também a primeira e mais fiel discípula de seu Filho
Jesus.
“Como missionária e discípula, ela nos mostra e
nos conduz a Jesus, nossa luz, e nos pede, como aos serventes nas bodas
de Caná: ‘Façam tudo o que Ele vos disser’”, concluiu.
A TV Aparecida transmite neste sábado (12), feriado da Padroeira do Brasil, a oração
do terço ‘Estar com Maria para além da noite’, em sintonia com mais
nove Santuários do mundo. A transmissão acontece direto do Altar Central
do Santuário às 14h (horário de Brasília).
Os romeiros
de Aparecida se unirão, via satélite, ao Santuário do Divino Amor, em
Roma, para homenagear a Nossa Senhora, juntamente com católicos de mais
nove países.
O convite foi feito pela Diocese de Roma ao Santuário
Nacional de Aparecida e mais nove santuários: Nazareth, Lourdes
(França), Vailankanni (Índia), Czestochowa (Polônia), Nairobi (Quénia),
Banneux (Bélgica), Akita (Japão), Washington (EUA) e Lujan (Argentina).
O
terço será conduzido pelo Vigário geral para a Diocese de Roma, Cardeal
Agostino Vallini, e Monsenhor Lorenzo Leuzzi, bispo auxiliar de Roma.
Durante o terço será transmitido um vídeo com uma mensagem gravada pelo
Papa Francisco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário