Padre Demétrio Gomes - A Eucaristia Edifica a Igreja
O
Senhor nos deu tanta prova de amor, que chegou em seu extremo ao fundar
esses dois tesouros: o dom do sacerdócio e o da Eucaristia. O primeiro
viria para ser, para os sucessores dos apóstolos, os futuros
evangelizadores. Assim como hoje, os apóstolos também eram padres da Igreja.
Já o segundo veio para purificar e fortalecer nosso espírito e a nossa
fé, pois cada vez que comungamos o Corpo de Cristo, renovamos nosso voto
de fé e confiança n'Ele.
A
Eucaristia nos edifica, sem ela a Igreja não sobrevive. Esse é um dos
maiores tesouros deixados por Deus para nós. O sacerdócio é a prova viva da presença de Deus entre os homens, pois sua origem remetem à origem da Igreja.
Nos dias de hoje
vemos inúmeras acusações contra a Igreja e, principalmente, contra os
sacerdotes. Infelizmente, no erro de alguns, muitos acabam pagando. Mas
eu lhes peço: não deixem que más línguas falem dos ungidos de Deus.
O Senhor, quando saiu deste mundo, não nos deixou nenhuma herança física. Ele nos deixou muito mais: deixou Seu Corpo e Sangue, o próprio Deus vivo na Eucaristia. Fez isso porque não suportaria viver longe de seus filhos amados.
Deus nos amou desde a concepção da nossa natureza humana.
Só por intermédio desse amor é que entendemos a verdadeira essência do
Catolicismo, da Eucaristia e, até mesmo, do sacerdócio, por mais que não
tenhamos a vocação necessária.
Infelizmente,
viramos as costas para Deus simplesmente para buscar o amor efêmero,
que reside neste mundo. Mas mesmo assim, Deus, incansável, não desiste
de nós e manda o próprio Filho para nos salvar, nos tirar do pecado e
renovar nossa fé.
Jesus
enfrentou a humilhação durante a encarnação. Sofreu pelas blasfêmias,
insultos e agressões. E Ele passou por tudo isso humildemente, sem
contestar a vontade do Pai.
A
Santa Missa e a absolvição dos pecados são as melhores dádivas que a
Igreja pode nos oferecer. Por meio desses dois dons, podemos encontrar o
próprio Deus vivo diante de nós, além de partilhar Sua Palavra e
assimilar Seus ensinamentos.
Devemos ter todo o zelo com a Eucaristia, pois, muitas vezes, ao tentar agradar aos homens acabamos pecando contra tudo que Deus nos deixou.
Ninguém
fica indiferente diante de Deus. Se fizermos isso diante dos Seus
ensinamentos, estaremos renegando tudo o que Ele fez por nós. Somos
católicos por inteiro ou de nada adianta fazer somente o que é
conveniente para nós.
Quando o mundo começar a aplaudir a Igreja é sinal de que as coisas
não estão acontecendo da forma que deveriam, e não estamos mais
agradando a Deus. Nosso compromisso não é com os homens, mas sim com
nosso Eterno Pai.
Padre Demétrio Gomes da Silva, é Diretor
espiritual do Seminário São José de Niterói (RJ), e diretor do
Instituto Filosófico e Teológico do mesmo Seminário, onde leciona
disciplinas
Transcrição e adaptação: Gustavo Souza
www.cancaonova.com
Poderá também gostar de:

